English | Português
Acção JM > 16,525 0,18 % 22-09-2017, 16:36 GMT+1

Sensibilização de Stakeholders

Desempenhamos um papel activo na sensibilização dos nossos públicos para que adoptem práticas e comportamentos mais sustentáveis.

O reconhecimento pelo Grupo da importância central dos comportamentos individuais e colectivos para uma melhor gestão dos recursos naturais, das emissões e dos resíduos levou ao desenvolvimento, em 2016, de várias iniciativas de sensibilização junto das principais partes relacionadas, das quais destacamos:

Colaboradores:

  • em 2016, foi realizada a 5ª edição da Conferência de Sustentabilidade, dirigida à gestão de topo do Grupo e a fornecedores estratégicos. Esta edição reuniu cerca de 200 participantes, oriundos dos 3 países em que o Grupo desenvolve as suas operações e focou-se na pesca sustentável, nas artes de pesca, na aquacultura, nas tendências do mercado e nos desafios que se perspectivam para o negócio;
  • publicação de artigos sobre temáticas ambientais nas revistas internas "A Nossa Gente", distribuída a todos os colaboradores em Portugal e "Razem w JM", distribuída aos colaboradores na Polónia;
  • sensibilização de todos os colaboradores dos escritórios, na Polónia, através da divulgação de comunicação interna do Dia Mundial da Terra (22.04.2016) e dos colaboradores da sede e dos CD através da plantação de 1.500 novas árvores na floresta próxima de Baniocha em colaboração com a Forestry Sierzchow. Foi também realizado um concurso, que contou com a participação de 190 colaboradores, com o objectivo de promover a criação de algo útil a partir de resíduos (promoção da reciclagem). Foram atribuídos dois primeiros prémios - projecto "Casa de brincar para crianças" e "Organizador de materiais de jardinagem" - e ainda distinguidos 10 outros projectos;
  • realização de acções de formação sobre boas práticas de gestão ambiental para colaboradores em Portugal, na Polónia e na Colômbia, correspondendo a um volume de mais de 4.400 horas de formação;
  • nos CD e nos escritórios, na Polónia, foi colocada, em locais estratégicos, sinalética a apelar à poupança de energia, água e gestão de resíduos. Em Portugal, foi realizado o roll-out do projecto "Let's Go Green", iniciado em 2015 na sede do Grupo, para duas novas localizações em Portugal com o objetivo de fomentar a adopção de práticas mais responsáveis na utilização de energia, água e papel.

Clientes e consumidores:

  • em Maio de 2016, a Hebe, na Polónia, eliminou a distribuição gratuita dos sacos de plástico de caixa para promover a redução da sua utilização pelos clientes, juntando-se, nesta prática, à Biedronka, na Polónia, e ao Pingo Doce e ao Recheio, em Portugal;
  • realização de campanhas pela Biedronka promovendo a adopção de boas práticas ambientais:
  1. filmes sobre separação de resíduos de embalagem projectados durante o evento "Cinema with Biedronka" que decorreu em 35 cidades, com mais de 10 mil espectadores;
  2. 8.ª edição do eco-evento "Ecologic by nature", que permitiu a recolha de cerca de 17 mil kg de resíduos de vidro e 49,4 mil baterias usadas;
  • publicação periódica de artigos contra o desperdício alimentar e promoção de boas práticas ambientais e sociais nas revistas "Sabe Bem" (tiragem bimestral entre 100-150 mil exemplares), "Notícias Recheio" (tiragem bimestral de 50 mil exemplares) e "Kropka TV" (tiragem semanal de cerca de 210 mil exemplares), dirigidas aos clientes Pingo Doce, Recheio e Biedronka, respectivamente;
  • em Portugal, destacam-se as campanhas de sensibilização sobre óleos alimentares usados no Pingo Doce e Recheio e sobre reutilização dos sacos de caixa no Pingo Doce.