English | Português
Acção JM > 16,770 0,77 % 17-08-2017, 14:11 GMT+1

Reformulações

Nos últimos anos, temos feito um esforço para reduzir os teores de sal, gorduras, açúcares, conservantes e outros ingredientes artificiais, adicionando, sempre que possível, maiores quantidades de fibra, fruta e micronutrientes.

A prioridade das reformulações dos nossos produtos recai sobre produtos de grande consumo e aqueles que podem ser percepcionados como benéficos para a saúde ou que são mais consumidos por públicos infantis.

As Guidelines de Desenvolvimento de Produtos de Marca Própria reforçam os princípios listados na Política Nutricional, definindo:

  • restrições quanto à utilização de corantes, conservantes e outros aditivos sintéticos supérfluos;
  • quantidades máximas admitidas de alguns ingredientes como o sal, açúcar ou gordura nos produtos;
  • estratégias de reformulação nutricional;
  • materiais de embalagem adequados para contacto com géneros alimentares;
  • princípios de rotulagem nutricional incluindo informações sobre saúde, nutrição e promoção de estilos de vida saudáveis;
  • planos de monitorização de produto, designadamente testes sensoriais, auditorias e controlos laboratoriais.

REFORMULAÇÕES NUTRICIONAIS DE PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA

Em 2016, evitou-se a colocação no mercado de1:

  • 152 toneladas de gorduras;
  • 142 toneladas de açucar;
  • 31 toneladas de sal.

Na Polónia, reformulámos 78 produtos alimentares, eliminámos aditivos de origem sintética, intensificadores de sabor e conservantes e reduzimos os teores de sal, açúcar e gordura. No total, evitámos a entrada no mercado de 147 toneladas de gordura, 106 toneladas de açúcar, e 27 toneladas de sal.

Por exemplo, os teores de gordura e de gordura saturada foram reduzidos em 18 referências das marcas exclusivas da Biedronka, destacando-se as salsichas de porco Kraina Wedlin, que registaram uma diminuição do teor de gordura na ordem dos 4%. Também quatro referências de batatas fritas congeladas Mr. Potato foram reformuladas, cujos teores de gordura saturada foram reduzidos entre os 80 e 83%, equivalendo a cerca de 26 toneladas de gordura.

Em Portugal, procedemos à reformulação nutricional de 29 produtos, evitando a entrada de mais de 29 toneladas de açúcar no mercado, de mais de três toneladas de gordura e de três toneladas de sal. Aos cereais Choco Rice, destinados aos públicos infantil e juvenil, foi reduzido o teor de açúcar em 32%, o equivalente a cerca de 15 toneladas.

No âmbito da unidade de negócio Meal Solutions, em 2016, foram eliminados ou substituídos ingredientes fritos por outros mais saudáveis, assim como reduzidas as quantidades de óleos e sal presentes. Evitou-se, assim, a entrada no mercado de mais de uma tonelada de gordura, 685 quilogramas de sal e mais de quatro toneladas de açúcar.

Na Colômbia, foram reformuladas duas referências de preparados para bebidas Aveia, nos quais foi reduzido o teor de açúcar em mais de quatro p.p., traduzindo-se em cerca de três toneladas removidas do mercado, assim como aumentada a quantidade de aveia em mais de quatro p.p., o equivalente a mais de 30 toneladas.

1 A quantidade de toneladas removidas de açúcar, gordura e sal é obtida através do seguinte método de cálculo: quantidade destes ingredientes presentes na fórmula das referências abrangidas multiplicada pelo número de unidades vendidas no ano.