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Acção JM > 17,425 0,11 % 22-05-2017, 16:35 GMT+1

Reformulações

Nos últimos anos, temos feito um esforço para reduzir os teores de sal, gorduras, açúcares, conservantes e outros ingredientes artificiais, adicionando, sempre que possível, maiores quantidades de fibra, fruta e micronutrientes.

A prioridade das reformulações dos nossos produtos recai sobre produtos de grande consumo e aqueles que podem ser percepcionados como benéficos para a saúde ou que são mais consumidos por públicos infantis.

As Guidelines de Desenvolvimento de Produtos de Marca Própria reforçam os princípios listados na Política Nutricional, definindo:

  • restrições quanto à utilização de corantes, conservantes e outros aditivos sintéticos supérfluos;
  • quantidades máximas admitidas de alguns ingredientes como o sal, açúcar ou gordura nos produtos;
  • estratégias de reformulação nutricional;
  • materiais de embalagem adequados para contacto com géneros alimentares;
  • princípios de rotulagem nutricional incluindo informações sobre saúde, nutrição e promoção de estilos de vida saudáveis;
  • planos de monitorização de produto, designadamente testes sensoriais, auditorias e controlos laboratoriais.

REFORMULAÇÕES NUTRICIONAIS DE PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA

Em 2015, evitou-se a colocação no mercado de1:

  • 298 toneladas de açucar;
  • 74 toneladas de sal;
  • 54 toneladas de gordura.

Na Polónia, reformulámos 45 produtos alimentares, eliminámos aditivos de origem sintética, intensificadores de sabor e conservantes e reduzimos os teores de sal, açúcar e gordura. No total, evitámos a entrada de 11 toneladas de gordura, 274 toneladas de açúcar, e cerca de 70 toneladas de sal.

Por exemplo, em 3 referências de sumo Vitanella, o teor de açúcar foi reduzido entre os 6% e os 10%, evitando a colocação no mercado de cerca de 3 toneladas de açúcar. A salada tradicional de queijo da gama Tolonis foi reformulada, diminuindo o teor de sal em 10%, o que evitou o consumo de mais de 9 toneladas de sal.

Em Portugal, procedemos à reformulação nutricional de 48 produtos, evitando a entrada de mais de 24 toneladas de açúcar no mercado, de cerca de 43 toneladas de gordura e de aproximadamente 4 toneladas de sal.

Reformulámos 2 referências dos iogurtes Petit Líquido, destinados a públicos infantis, evitando a colocação no mercado de mais de 2 toneladas de gordura, uma redução superior a 55%. A estes iogurtes adicionámos, ainda, vitamina D, essencial à formação óssea. No caso da referência de morango, o teor de gordura é inferior em 14% e o teor de fruta superior em 80% face ao benchmark. Também na referência de morango-banana verifica-se um teor de gordura de menos 10% e de mais 15% de fruta.

Diminuímos os teores de gordura saturada nas referências Puré de Batata Congelada Pingo Doce e Amanhecer em cerca de 54%. Também nas Batatas Congeladas Noisettes retirámos o leite da composição, permitindo o consumo a intolerantes à lactose, e substituímos o óleo de palma por óleo de girassol, numa redução do teor de gordura em cerca de 27%. Estimamos que estas reformulações tenham evitado a entrada de 24 toneladas no mercado.

1 A quantidade de toneladas removidas de açúcar, gordura e sal é obtida através do seguinte método de cálculo: quantidade destes ingredientes presentes na fórmula das referências abrangidas multiplicada pelo número de unidades vendidas no ano. 


ÓLEO DE PALMA

Tendo assumido o compromisso de atingir "Zero Desflorestação Líquida" até 2020, conjuntamente com os seus parceiros do The Consumer Goods Forum, o Grupo tem vindo a reformular os seus produtos, com o objectivo de retirar ou substituir o óleo de palma da composição de produtos alimentares. Em 2015, reformulámos 8 referências do sortido das Marcas Próprias das insígnias do Grupo para remover o óleo de palma da sua composição.

Para conhecer mais sobre as nossas acções de promoção de práticas sustentáveis de produção, visite Práticas Sustentáveis de Produção.