en pt

Os Nossos Compromissos

Consulte os nossos objectivos de Responsabilidade Corporativa para cada um dos pilares em que actuamos.

Compromissos Ano Status
Prosseguir a melhoria do perfil nutricional dos produtos de Marca Própria, através da inovação e reformulação de produtos, e nas refeições de Meal Solutions. 2017 Em progresso.
Continuar a desenvolver programas de promoção da Dieta Mediterrânica e de sensibilização para a leitura de rótulos alimentares junto dos consumidores. 2017 Em progresso.
Aumentar o número de referências da gama sem lactose e sem glúten, nos produtos de Marca Própria, em Portugal e na Polónia. 2017 Em progresso.
Em Portugal, garantir que os produtos destinados a públicos infantis têm um perfil nutricional superior ao benchmark do mercado. 2017 Em progresso.
Em Portugal, na área de Meal Solutions, desenvolver e implementar informação nutricional. 2017 Cumprido.
Em Portugal, na área de Meal Solutions, testar refeições para consumidores com necessidades alimentares especiais ou que procurem outras opções alimentares. 2017 Em progresso.
Em Portugal, continuar a desenvolver e implementar informação nutricional na Padaria. 2017 Cumprido.

Compromissos Ano Status
Reduzir a pegada de carbono do Grupo em 2% no triénio 2015-2017 (por 1 € de vendas), face a 2014. 2017 Em progresso.
Reduzir anualmente o consumo de água e electricidade em 2% (face a igual parque de lojas em Portugal e Polónia). 2017 Em progresso.
Reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro em 5 p.p. no triénio 2015-2017, face a 2014 (objectivo medido com o rácio quantidade de resíduos valorizados / quantidade total de resíduos). 2017 Em progresso.
Aumentar o número de locais com certificação ambiental (20 no mínimo). 2017 Em progresso.
Implementar pelo menos 10 projectos de eco-design em embalagens de produtos de Marca Própria por ano. 2018 Em progresso.

Compromissos Ano Status
Em todas as insígnias, garantir a continuidade de compras de, no mínimo, 80% de produtos alimentares a fornecedores locais. 2017 Em progresso.
Continuar a introduzir certificados de sustentabilidade (certificações UTZ, Fairtrade, MSC, EUEcolabel ou outras) para pelo menos:

- Marca Própria (dois produtos);

- Frescos (quatro produtos).
2017 Cumprido.
Reduzir, em 5%, a presença de óleo de palma no total de vendas de produtos de Marcas Próprias. 2017 Em progresso.
Reduzir, em 5%, os produtos de soja, bovino e madeira e papel provenientes de países em risco de desflorestação. 2017 Em progresso.
Contribuir para atingir o objectivo de Desflorestação Líquida Zero até 2020 tal como definido pelo The Consumer Goods Forum 2020 Em progresso.
Eliminar a venda de ovos das Marcas Próprias das Companhias do Grupo Jerónimo Martins que sejam provenientes de galinhas enjauladas. 2025 Em progresso.

Compromissos Ano Status
Monitorização e divulgação dos impactos sociais resultantes dos apoios oferecidos, de acordo com o modelo London Benchmarking Group (LBG). 2017 Cumprido.
Em Portugal, iniciar pelo menos um projecto de investimento comunitário por ano, direccionado para crianças, jovens ou idosos provenientes de meios vulneráveis. 2017 Em progresso.
Na Polónia, reforçar o envolvimento em projectos de cariz social, focados nas crianças, jovens e idosos provenientes de meios vulneráveis. 2017 Cumprido.
Na Polónia, aprofundar o programa de combate à malnutrição infantil, no âmbito do projecto Partnerstwo dla Zdrowia (Parceria para Saúde): - aumento do número de escolas em, pelo menos, 5% em cada ano lectivo. 2017 Cumprido.
Na Colômbia manter o apoio ao programa "Madres Comunitarias", apoiando duas creches comunitárias, por cada loja Ara aberta. 2017 Em progresso.
Na Colômbia, alargar o envolvimento em projectos sociais como as Aldeas Infantiles SOS Colombia e com a Abaco - Asociación de Bancos de Alimentos de Colombia para a doação de géneros alimentares. 2017 Cumprido.

Compromissos Ano Status
No seguimento dos compromissos assumidos no triénio anterior e mantendo-se um contexto económico difícil e muito desafiante para as famílias dos colaboradores, particularmente em Portugal e na Polónia, manter-se-á o foco estratégico:

i. na contínua melhoria das condições de trabalho dos colaboradores;

ii. no suporte à qualidade de vida das nossas famílias, nas diferentes geografias onde operamos.
2017 Em progresso.