English | Português
Acção JM > 17,425 0,46 % 24-05-2017, 16:35 GMT+1

Responsabilidade Social Interna

O Grupo Jerónimo Martins mantém um foco constante no bem-estar dos colaboradores e respectivas famílias. Neste âmbito, implementou diversos projectos de Responsabilidade Social Interna que abrangem três eixos estratégicos: Saúde, Educação e Bem-Estar Familiar.

Jerónimo Martins tem como objectivo contribuir para a coesão social das comunidades onde se encontra, respondendo às principais expectativas dos colaboradores. Em 2015, o Grupo investiu mais de 17 milhões de euros no âmbito da Responsabilidade Social Interna.

 

SAÚDE

O programa "Mais Vida", criado em parceria com a Fundação Champalimaud e a Cruz Vermelha Portuguesa, facilita a prestação de apoio complementar aos colaboradores e respectivos familiares atingidos por doença oncológica. Através deste programa, colaboradores, cônjuges e filhos beneficiam dos serviços de consulta de segunda opinião médica numa instituição de referência ao nível internacional, apoio psicológico a todo o agregado familiar, transporte para consultas e/ou tratamentos e ainda apoio domiciliário.

Em 2015, Jerónimo Martins lançou o programa "Famílias Especiais", destinado a agregados com crianças e jovens com doenças neurológicas, proporcionando respostas e apoios efectivos complementares à oferta do Sistema Nacional de Saúde. O programa inclui três valências principais: terapias complementares (Hidroterapia e Hipoterapia), terapias no domicílio (Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional) e descanso do cuidador no domicílio. Este investimento pretende contribuir para o aumento da qualidade de vida dos colaboradores e filhos com necessidades especiais, bem como promover a sua dignidade e bem-estar. Com um âmbito mais abrangente, foi estabelecido um protocolo com o Grupo Lusíadas Saúde, com vista a facilitar o acesso a consultas e tratamentos de especialidade a preços competitivos, num grupo de saúde de referência em Portugal. Registou-se uma forte adesão dos colaboradores, especialmente no acesso a consultas de Ginecologia-obstetrícia, Dermatologia e Oftalmologia.

Em 2015, realizou-se a 3.ª edição do programa "SOS Dentista" que visa apoiar os colaboradores com menores rendimentos nos encargos com tratamentos dentários e promover a saúde oral, contribuindo para uma melhoria da sua qualidade de vida. Nesta edição, foram registadas mais de 1.800 inscrições.

Porque o desafio do crescimento constitui uma fase de mudança e adaptação para as crianças e jovens - e, por vezes, cria dificuldades aos filhos e aos pais - o Grupo estendeu o "Programa de Psicologia Infantil e Juvenil" ao distrito do Porto. Com este alargamento, o programa abrange agora as duas maiores regiões de Portugal. Ao abrigo deste programa, foram acompanhados 106 crianças/jovens.

Na Polónia, o programa "Vamos Cuidar da Saúde" permitiu que mais de 4.400 colaboradores tivessem acesso a rastreios de saúde gratuitos, dos quais se destacam os rastreios dos cancros da mama, do colo do útero e da próstata, de doenças cardiovasculares, a realização de análises clínicas e o acesso a médicos de clínica geral. Em 2015, os colaboradores beneficiaram, pela primeira vez, de consultas de Oftalmologia, Estomatologia e consultas telefónicas de Nutrição e Psicologia. O programa de vacinação gratuita da gripe sazonal abrangeu 585 colaboradores.

Ainda na Polónia, o "Programa de Apoio a Crianças com Necessidades Especiais ao Nível Médico" inclui o acesso a medicação, reabilitação, cirurgia, assistência psicológica para as famílias e a participação em campos de férias para reabilitação na área do autismo e da deficiência física. Em 2015, organizou-se um campo de reabilitação para crianças com problemas respiratórios. Os referidos campos de férias contaram com a participação de cerca de 90 crianças.

 

EDUCAÇÃO

Em Portugal, o Grupo lançou a 4.ª edição do programa "Bolsas de Estudo" destinado a colaboradores e filhos que, não tendo condições financeiras, pretendem ingressar ou reingressar no ensino superior. Foram atribuídas 88 bolsas de estudo para o ano lectivo de 2014/2015. Desde o seu lançamento em 2012, já beneficiaram desta medida 242 bolseiros.

No âmbito da campanha "Regresso às Aulas", em Portugal e na Polónia, procedeu-se à oferta de 5.100 kits escolares aos filhos dos colaboradores que iniciaram o 1.º ano do Ensino Básico.

Na Polónia, deu-se início ao programa "Para a Escola com a Biedronka", através do qual o Grupo comparticipou em 80% do valor os livros escolares dos filhos de colaboradores em situação de dificuldade económica. Cerca de 2.400 crianças foram abrangidas por esta medida.

Ainda nesta área de actuação, Jerónimo Martins promoveu os "Campos de Férias de Verão" em Portugal e na Polónia, nos quais participaram mais de 2.300 crianças. Destaca-se, ainda, o "Campo de Férias em Inglaterra", que recebeu 44 filhos de colaboradores de ambos os países.

 

BEM-ESTAR FAMILIAR

Na área do Bem-Estar Familiar, o Grupo celebrou o Dia Mundial da Criança e o Natal. Neste âmbito, em Portugal e na Polónia, registou-se a oferta de 116.975 presentes, dos quais 50.390 no Dia Mundial da Criança e 66.585 no Natal. Em 2015, em Portugal, foram introduzidas algumas alterações ao "Kit Bebé", entre as quais se destaca a entrega de um cartão no valor de 125 euros para a compra de fraldas e leite infantis. Em Portugal e na Polónia, foram atribuídos 4.278 kits.

Em Portugal, o "Fundo de Emergência Social" (FES) apoiou 912 colaboradores, correspondendo a cerca de 2.400 medidas de apoio repartidas pelas áreas alimentar, de saúde, educação, jurídica e de orientação financeira. Relativamente aos anos anteriores, registou-se um aumento do apoio na área da saúde em detrimento do apoio alimentar.

O FES conta com uma rede de 142 colaboradores voluntários - os Embaixadores - que acompanham no terreno os colaboradores apoiados por este Fundo. Aos Embaixadores é dada a formação técnica e comportamental necessária à sua missão. Esta formação é complementada por uma newsletter que, entre outros temas, dá a conhecer algumas das respostas estatais para os problemas identificados e divulga um relatório bimestral sobre a situação actual dos casos em acompanhamento.

Na Polónia, o programa "Podes Contar com a Biedronka" apoiou mais de 8.000 colaboradores em situação de dificuldade económica.

Ainda na Polónia, foram patrocinadas diversas actividades desportivas dos colaboradores, das quais se destacam o futebol e o voleibol, visando assim promover a prática do desporto e um estilo de vida saudável.