English | Português
Acção JM > 17,580 0,40 % 21-07-2017, 16:35 GMT+1

Qualidade e Segurança

Investimos numa oferta de produtos com qualidade, analisados rigorosamente quanto à sua segurança.

Os fornecedores de Perecíveis e de Marca Própria são regularmente auditados numa perspectiva de avaliação e de acompanhamento da gestão e controlo de processos, do sistema de qualidade implementado, da formulação de produtos e dos aspectos laborais e ambientais.

Os fornecedores são reavaliados periodicamente, com uma frequência baseada na classificação obtida.


AUDITORIAS A FORNECEDORES DE PERECÍVEIS E MARCA PRÓPRIA

A Tabela 1 mostra as auditorias realizadas a fornecedores, em 2016, nos produtos Perecíveis e de Marca Própria. As auditorias incluem os seguintes tipos: selecção e controle e acompanhamento (que inclui inspecção de produto).


Tabela 1 - Auditorias realizadas a fornecedores*

Portugal 2016 2015 Δ (%)
Perecíveis 847 802 +6%
Marca Própria - Alimentar e Não Alimentar 244 239 +2% 
Polónia 2016 2015 Δ (%)
Perecíveis 1.454 1.550 -6%
Marca Própria - Alimentar e Não Alimentar*** 451 425** +6%
Colômbia 2016 2015 Δ (%)
Perecíveis 56 48 +17%
Marca Própria - Alimentar e Não Alimentar 165 121 +36%

*As auditorias incluem os seguintes tipos: selecção, controle e acompanhamento.

** Valor corrigido face a 2015.

*** Em 2016 foram ainda realizadas mais 3.074 inspecções a produtos não-alimentares de Marca Própria e em 2015, mais 2.691.


AMBIENTE

A avaliação dos fornecedores de Marca Própria contempla requisitos ambientais e inclui critérios associados à gestão da água, efluentes líquidos, resíduos, emissões para a atmosfera, ruído e substâncias perigosas.

O Grupo realizou 33 auditorias ambientais a prestadores de serviços em Portugal, 4 na Polónia e 1 na Colômbia as quais visaram o cumprimento dos requisitos mínimos de desempenho ambiental, a avaliação do nível de desempenho e a definição de um plano de acção para correcção de não conformidades.

Em 2016, o nível de desempenho ambiental encontrava-se distribuído da seguinte forma (para prestadores de serviços em Portugal): 13% obtiveram a classificação "Óptimo", 8% de "Alto", 78% "Básico" e 1% "Inadequado". Para todos os fornecedores auditados e classificados com o nível "Inadequado" foi apresentado um plano de acção correctiva com resposta obrigatória no prazo máximo de seis meses.

O Grupo reserva-se o direito de suspender a sua colaboração com os fornecedores que não cumpram com o plano de acção correctiva definido.


CERTIFICAÇÕES

Para garantirmos um produto de elevada qualidade e com segurança, damos preferência a standards reconhecidos internacionalmente.

O Grupo privilegia - e exige, no caso de fornecedores estrangeiros não abrangidos pelo nosso sistema de auditorias internas - uma relação com fornecedores que possuam uma certificação em Segurança Alimentar reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), nomeadamente British Retail Consortium (BRC), Global Good Agricultural Practices (Global G.A.P.), HACCP/Codex Alimentarius ou ainda ISO.

Todos os potenciais novos fornecedores de produtos de Marca Própria da Biedronka têm de ser auditados de acordo com os critérios internos do Grupo Jerónimo Martins.

No caso de fornecedores que não se encontrem nas três geografias onde o Grupo opera, estes devem ser certificados segundo os standards alimentares do BRC, da International Featured Standards (IFS) ou da Food Safety System Certification (FSSC) 22000.