en pt

Parcerias e Sensibilização

Consideramos que o trabalho em parceria e a sensibilização para a sustentabilidade podem transformar desafios ambientais em oportunidades.

Em 2016, o Grupo continuou a investir na categoria de Fruta e Vegetais no sentido de comercializar, em conjunto com os seus fornecedores, variedades pouco desenvolvidas em Portugal bem como variedades autóctones na Polónia. Estas acções proporcionam aos consumidores o acesso a um sortido variado ao mesmo tempo que estimulam relações de parceria e o desenvolvimento de competências junto dos fornecedores do Grupo.

Mantivemos o apoio técnico aos produtores portugueses de borrego, vitela, porco, frango e peru, promovendo a escolha de rações à base de cereais e aconselhando quanto a modelos eficientes de gestão e de distribuição. O borrego, comercializado pelo Pingo Doce, tem como base de alimentação os pastos naturais tal como definido pelos pressupostos de agricultura e pecuária de Elevado Valor Natural - que impõe sistemas de produção de baixa intensidade e com inputs reduzidos - contribuindo para a protecção da biodiversidade.

Quanto ao pescado, o Grupo manteve um relacionamento directo com uma cooperativa de pescadores da zona de Sesimbra, assegurando-se a qualidade e a competitividade dos preços e a prática de artes de pesca tradicionais que permitem a regeneração sustentada das espécies.

Na Polónia, a Biedronka duplicou a comercialização de galinha do campo, assegurando a sua venda em todas as lojas da insígnia sendo o único retalhista na Polónia a garantir este método de criação com uma duração de 70 dias.

Na Colômbia, a Ara tem vindo a trabalhar com o objectivo de estabelecer relações estáveis e de parceria com fornecedores colombianos. Em 2016 colaborou com 85 fornecedores locais que forneceram mais de 500 produtos de Marca Própria.


Sensibilização

Focadas na disponibilização de conhecimento sobre os desafios que as tendências de consumo e de produção representam para a sustentabilidade do sector agroalimentar, as Conferências de Sustentabilidade do Grupo Jerónimo Martins pretendem junto dos seus colaboradores, parceiros e outras instituições discutir uma visão de futuro do negócio que respeite os limites do planeta.

Contando com a presença de especialistas de organizações públicas, privadas e académicas, nacionais e internacionais, e ainda de peers, temas como a agricultura, a pressão sobre as florestas, aspectos sociais e a inovação no sector foram já discutidos desde 2012.

Em 2016, sob o tema "Fishing for Sustainability", conheceram-se as dinâmicas dos serviços dos oceanos e da biodiversidade, os casos de sucesso de produção de espécies e as técnicas de exploração ilegal, não-reportada e não-regulada em várias partes do mundo que colocam em perigo a sobrevivência de peixes e outros seres vivos.

Fishing for Sustainability

Video Fishing for Sustainability Video Veja o vídeo que introduziu o tema desta Conferência. Ver Vídeo
Message Book Message Book Consulte a publicação que reúne as mensagens-chave transmitidas durante a Conferência de Sustentabilidade 2016. Ver Message Book