English | Português
Acção JM > 15,495 0,10 % 23-03-2017, 16:39 GMT

Commodities de Desflorestação

A procura global de commodities agrícolas – como a soja, o óleo de palma, os produtos de madeira e derivados e a carne bovina – é uma das principais causas de pressão sobre as florestas.

Com o intuito de avaliar a exposição do Grupo Jerónimo Martins a estas commodities, realizou-se, em 2015, um mapeamento da presença destes ingredientes nos produtos de Marca Própria e Perecíveis comercializados em 2014 em Portugal, Polónia e Colômbia.

Adicionalmente, questionaram-se os fornecedores do Grupo, para os quais estes ingredientes foram identificados, sobre a existência de certificação e a origem destes produtos. Os resultados encontram-se divulgados na resposta anual do Grupo ao Carbon Disclosure Project (CDP) Forests. Para mais detalhes sobre as acções do Grupo nesta matéria, consulte www.cdp.net.

É objectivo do Grupo assegurar, de modo progressivo, a origem sustentável destas matérias-primas, em linha com o compromisso assumido no âmbito da sua participação no The Consumer Goods Forum.

Em Setembro de 2015, a Jeronimo Martins Polska tornou-se membro da GreenPalm, uma organização que garante, em conjunto com a entidade certificadora Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que o volume equivalente de óleo de palma utilizado por um produtor no desenvolvimento de uma referência é adquirido junto de fontes geridas de forma sustentável. Em 2016, todos os sabonetes da gama Linda foram relançados, na Polónia, com a designação GreenPalm.