English | Português
Acção JM > 16,725 0,09 % 27-04-2017, 11:45 GMT+1

Iniciativas Sociais

Apoiamos e juntamo-nos a iniciativas que adicionem valor para as comunidades onde estamos inseridos.

PORTUGAL

Pelo terceiro ano consecutivo, o Pingo Doce apoiou o Programa Escolar de Reforço Alimentar (PERA), uma iniciativa do Ministério de Educação e Ciência português com vários parceiros, que tem como objectivo disponibilizar a primeira refeição do dia, nas escolas, a alunos em situação de carência alimentar. Simultaneamente, pretende sensibilizar as crianças, os jovens e as suas famílias para a adopção de hábitos alimentares saudáveis.

Durante o ano lectivo 2014/2015, o Pingo Doce apoiou 1.614 alunos, num investimento superior a 74 mil euros.

 

POLÓNIA

Na Polónia, no âmbito da parceria com a Danone, a Lubella e o Instytut Matki i Dziecka (Instituto da Mãe e da Criança) - Partnerstwo dla Zdrowia (Parceria para a Saúde) - foram vendidas mais de 1,6 milhões de unidades, todos os meses, de Milk Start a preço de custo.

Este projecto, iniciado em 2006, visa combater a subnutrição das crianças polacas mais desfavorecidas. Nos últimos 10 anos, venderam-se cerca de 200 milhões de unidades desta gama de produtos, cujos perfis nutricionais vão ao encontro das necessidades diárias das crianças.

No âmbito da mesma parceria, o programa de sensibilização para a importância do pequeno-almoço - Sniadanie Daje Moc (O Pequeno-Almoço dá Força) - foi alargado para 7.300 escolas, que correspondem a mais de metade das escolas primárias do país, envolvendo mais de 182.500 crianças.


COLÔMBIA

Na Colômbia, as lojas Ara mantiveram o seu apoio à iniciativa governamental Madres Comunitarias, que pretende ajudar com géneros alimentares as amas que cuidam de crianças até aos cinco anos de idade em regiões com poucos recursos financeiros.

Em 2015, expandiu-se este programa a mais 147 creches, fornecendo regularmente géneros alimentares a um total de 262 creches comunitárias que abrangem 3.400 crianças. O valor dos cabazes ascendeu a mais de 77 mil euros e representou uma oferta de 84 toneladas de alimentos.

O apoio dado pela Ara é monitorizado junto das amas, através de representantes do Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF), que avaliam o correcto encaminhamento dos alimentos, assim como o bem-estar mental e físico das crianças beneficiadas.


Prémios de Literatura Infantil

Os Prémios de Literatura Infantil Pingo Doce e Biedronka têm como objectivo incentivar a criatividade literária e artística, premiando obras originais, e democratizar o acesso à leitura numa fase importante do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

Em Portugal, realizou-se a 2.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, que contou com mais de 3 mil candidaturas a um prémio de 50 mil euros, divididos entre os vencedores da edição de texto e ilustração.

O número de exemplares vendidos da obra vencedora da 1.ª edição deste Prémio fixou-se em mais de 10 mil unidades.

Na Polónia foi realizada a 1.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Biedronka, com mais 5 mil obras submetidas e um valor monetário equivalente ao do prémio do Pingo Doce, a ser repartido pelos vencedores das categorias de texto e ilustração.