English | Português
Acção JM > 17,305 0,09 % 29-06-2017, 08:04 GMT+1

FAQs

Nesta página pode encontrar as respostas a questões frequentes com o objectivo de lhe proporcionar uma visão geral do Grupo Jerónimo Martins.

O Grupo Jerónimo Martins

Em que áreas opera o Grupo Jerónimo Martins?

O Grupo Jerónimo Martins opera nos sectores da Distribuição Alimentar e do Retalho Especializado.

Na Distribuição Alimentar, com que insígnias e em que formatos opera?

O Grupo opera nos principais formatos da área da Distribuição. Em Portugal, o Pingo Doce nos formatos de supermercados e hipermercados e o Recheio no cash & carry. Na Polónia, o Grupo Jerónimo Martins está presente com a cadeia de supermercados Biedronka, líder do mercado de Retalho Alimentar polaco. O Grupo entrou na Colômbia com a insígnia Ara, operando no formato de lojas de proximidade "tiendas de barrio".

Em que geografias opera o Grupo Jerónimo Martins?

Em Portugal, na Polónia e na Colômbia.

Quantas lojas tem o Grupo na área da Distribuição Alimentar?

Na área da Distribuição Alimentar, o Grupo Jerónimo Martins tinha, no final de 2016, 3.398 lojas em Portugal, na Polónia e na Colômbia.

Data de início de actividade do Grupo Jerónimo Martins?

O Grupo Jerónimo Martins conta já com mais de dois séculos de história. A primeira loja Jerónimo Martins remonta a 1792, ano em que foi inaugurada uma modesta "tenda" no Chiado.

Quem são actualmente os parceiros do Grupo Jerónimo Martins?

Em Portugal, na área da Distribuição Alimentar, o Grupo tem uma parceria com a holandesa Royal Ahold na holding Jerónimo Martins Retalho, que inclui o Pingo Doce.

Como surgiu o processo de internacionalização do Grupo?

A internacionalização do Grupo Jerónimo Martins surgiu naturalmente como uma forma de evolução do negócio da Distribuição. Face à dimensão do mercado nacional de Distribuição Alimentar e pelos entraves administrativos que dificultavam o desenvolvimento dos negócios no mesmo, o Grupo decidiu-se pela expansão para mercados onde, face à dimensão e ao potencial de crescimento, o nível de concorrência não fosse ainda correspondente ao dos mercados maduros da Europa ocidental ou dos Estados Unidos. Surge assim a decisão de expandir para o mercado polaco, em 1995. Em 2011, o Grupo anunciou que o próximo passo na internacionalização seria a entrada no mercado colombiano.

Quando é que Jerónimo Martins entrou em Bolsa?

Em Julho de 1989, uma Oferta Pública de Venda colocava no mercado de capitais 15% do capital social de Jerónimo Martins, SGPS, SA. Actualmente cerca de 40% do seu capital encontra-se disperso no mercado.

Como se caracteriza a cadeia Pingo Doce?

O Pingo Doce é a maior e mais moderna rede de supermercados de proximidade em Portugal. No final de 2016, esta cadeia tinha 413 lojas em Portugal Continental e na Madeira.

Qual o posicionamento do Recheio?

O Recheio é a insígnia do Grupo Jerónimo Martins a operar no mercado da Distribuição Grossista em Portugal e que tem como Marcas Próprias: Masterchef, Gourmês e Amanhecer. Esta cadeia de cash & carry, que emprega cerca de 1.900 colaboradores, procura responder às necessidades dos pequenos comerciantes e profissionais da indústria hoteleira e, no final de 2016, dispunha de 42 lojas, em Portugal Continental e na Madeira, incluíndo plataformas de food-service.

"Amanhecer" é também um novo projecto desenvolvido em 2011 pelo Recheio, consistindo num acordo de cooperação comercial com os proprietários de lojas alimentares de pequena e média dimensão.

Que tipo de produtos encontramos nas lojas Hussel?

A Hussel é uma loja especializada em chocolates, gomas e guloseimas que oferece uma enorme variedade de produtos, 300 permanentes e 200 sazonais, de onde se destacam: trufas, pralines, confeitaria, biscoitos, drageias, tabletes e figuras de chocolate, gomas, chupas, entre outros. Uma oferta que se caracteriza pela enorme variedade, originalidade e acessibilidade já que apresenta uma grande variedade de preços.

Presente em Portugal desde 1990, fruto de uma joint-venture entre Jerónimo Martins (51%) e o grupo alemão de retalho especializado Douglas AG (49%), a Hussel tem actualmente 24 lojas localizadas maioritariamente nos principais centros comerciais do país.

O que é a Biedronka?

A Biedronka é a cadeia de retalho do Grupo Jerónimo Martins na Polónia. Líder incontestável no mercado polaco, a Biedronka é também a cadeia de retalho com maior notoriedade no país e, no final de 2016, detinha 2.722 lojas.

Qual o número aproximado de colaboradores do Grupo Jerónimo Martins?

O Grupo Jerónimo Martins empregava, no final de 2016, mais de 95.000 pessoas, em Portugal, na Polónia e na Colômbia.