FAZER O QUE ESTÁ CORRETO

Conduzimos a nossa atividade de acordo com o respeito pela lei e direitos humanos e princípios de honestidade, integridade, diversidade e inclusão.
  • Partilhar
  • Ouvir

Ética e Integridade

A nossa história de mais de dois séculos diz muito sobre a forma responsável e ética como desenvolvemos os nossos negócios. A confiança dos clientes, colaboradores, fornecedores e investidores tem sido sempre determinante.

Código de Conduta

Credibilidade e reputação são dois ativos que não podemos nunca colocar em causa. É por isso que não toleramos a corrupção nem a fraude e somos intransigentes face à violação do nosso Código de Conduta, da nossa Política Anticorrupção e das normas previstas nas leis da União Europeia e dos países onde operamos.

Política Anticorrupção

Não toleramos atos de corrupção por parte dos nossos colaboradores e as situações de conflitos de interesses devem ser acauteladas. É na Política Anticorrupção que estão concretizados alguns dos princípios e deveres do Código de Conduta em matéria de integridade.

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas identifica as situações potenciadoras de riscos de corrupção e/ou de infrações conexas em todas as empresas do Grupo que operam em território português e elenca as medidas de prevenção, deteção e mitigação que adotámos para minimizar a probabilidade desses riscos ocorrerem ou o seu previsível impacto.

Comunicação de irregularidades

A forma como conduzimos os nossos negócios é para nós tão importante como os resultados que alcançamos e a forma como concretizamos a nossa missão: levar produtos alimentares seguros, saudáveis e acessíveis aos nossos clientes. É por isso que incentivamos a comunicação de todas e quaisquer suspeitas de violações do nosso Código de Conduta e da nossa Política Anticorrupção.

Situações em que se identifique um possível conflito de interesses, atos de corrupção, tráfico de influências, fraude, assédio ou discriminação, por exemplo, são incentivadas a serem comunicadas através dos canais próprios.

As denúncias são sempre tratadas de forma imparcial, independente, com garantias de privacidade e proteção contra retaliações. A nossa Política de Comunicação de Irregularidades dá a conhecer em detalhe as regras que adotámos para receber, registar e tratar as comunicações de Irregularidades.

Como comunicar uma irregularidade

  1. Ter a exposição preparada, com a informação, dados e eventuais documentos que considere relevantes.
  2. Apresentar a exposição num formulário próprio, no qual se identifica o país e a companhia a que a exposição se refere, e se envolve um cliente, colaborador, fornecedor ou outro interlocutor.
  3. A exposição é submetida numa plataforma própria, gerida por uma entidade externa especializada no tratamento de questões de ética e integridade, com todas as garantias de tratamento confidencial.

Comissão de Ética e Núcleos de Ética

Ao apresentar a sua exposição, o que é possível a partir de link que se encontra mais abaixo, será encaminhado para o site da Comissão de Ética do Grupo Jerónimo Martins.

Esta Comissão tem a missão de acompanhar, com imparcialidade e total independência, a divulgação e o cumprimento do Código de Conduta e da Política Anticorrupção. O seu âmbito de atuação abrange todas as companhias nos países onde temos operações: Portugal, Polónia e Colômbia.

Poderá efetuar a sua comunicação diretamente no site da Comissão de Ética ou, caso prefira, nos Núcleos de Ética das empresas do Grupo que os possuem.