English | Português
Acção JM > 16,235 1,09 % 29-03-2017, 16:35 GMT+1

Missão e Estratégia

A missão do Grupo Jerónimo Martins é satisfazer os legítimos interesses dos Accionistas através de uma estratégia centrada na criação de valor e no desenvolvimento sustentável.

MISSÃO

"Jerónimo Martins é um Grupo internacional com sede em Portugal, que actua no ramo alimentar, nos sectores da Distribuição e Agro-Alimentar, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos seus stakeholders e os legítimos interesses dos seus Accionistas a curto, médio e longo prazo, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável das regiões onde opera".

O Grupo Jerónimo Martins assume como pilares centrais da sua missão a criação de valor e o desenvolvimento sustentável, no âmbito do exercício da sua Responsabilidade Corporativa.


ESTRATÉGIA

Criação de Valor

As orientações estratégicas do Grupo para a criação de valor assentam em quatro vertentes:

  1. Reforço contínuo da solidez do balanço;
  2. Gestão do risco na preservação de valor dos activos;
  3. Maximização do efeito de escala e das sinergias;
  4. Promoção da inovação e pioneirismo como factores de desenvolvimento de vantagens competitivas.

Estes quatro vectores visam atingir os seguintes objectivos estratégicos:

  • Atingir e consolidar uma posição de liderança nos mercados onde actua;
  • Construir e desenvolver insígnias e marcas fortes e responsáveis;
  • Assegurar o crescimento equilibrado das suas unidades de negócio em vendas e rentabilidade.

Na prossecução destes objectivos, as Companhias do Grupo desenvolvem a sua actividade orientadas pelas seguintes linhas de actuação:

  • Reforço da competitividade do preço e da proposta de valor;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Incorporação da actualização tecnológica;
  • Identificação de oportunidades de crescimento rentável.

Desenvolvimento Sustentável

A orientação estratégica do Grupo assenta também na incorporação de preocupações ambientais e sociais na gestão da cadeia de valor, com vista a promover o desenvolvimento sustentável das regiões onde opera e das comunidades envolventes.

Neste âmbito, assumimos cinco compromissos prioritários e de enquadramento ao desenvolvimento da  actividade:

Na prossecução destes compromissos, o Grupo procura integrar nos processos e na cultura das suas Companhias, a diversos níveis e junto dos vários stakeholders, grandes linhas transversais e orientadoras da sua acção:

  • Desenvolver gamas de Marca Própria de grande qualidade nutricional e organoléptica e elevada segurança alimentar;
  • Minimizar impactos ambientais negativos decorrentes das actividades;
  • Preferir, sempre que possível e em igualdade de circunstâncias, comprar ao nível local/nacional e desenvolver relações comerciais duradouras;
  • Apoiar a luta contra a fome, a malnutrição e a exclusão social em 2 grupos-alvo prioritários: crianças e jovens, e idosos;
  • Promover políticas salariais justas e competitivas, o desenvolvimento do capital humano e a melhoria das condições de trabalho.